quinta-feira, 31 de maio de 2012

• Justiça obriga banco a readmitir funcionário com HIV

      Um bancário portador do vírus HIV ganhou ação contra o banco Santander na Justiça do Trabalho e deve ter o emprego de volta. De acordo com a assessoria do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a 1ª Turma considerou que houve discriminação do banco na dispensa sem justa causa do funcionário. Com a decisão, o bancário deve retornar ao posto de caixa executivo no Santander, que fica sujeito a multa de R$ 1 mil por dia, em caso de não cumprimento.

      No recurso apresentado no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP), o banco alegava que o bancário não havia informado ser portador do vírus HIV e que só ficou sabendo da doença após a ação trabalhista. Com isso, o TRT-SP havia dado ganho de causa ao Santander, com o entendimento de que não ficou comprovada a discriminação, pois não houve prova das alegações do bancário.

      Contudo, a 1ª Turma do TST acompanhou uma decisão da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre discriminação no emprego. O desembargador José Pedro de Camargo, relator do recurso no TST, afirmou que, mesmo não existindo nexo causal, o TST vem admitindo o reconhecimento da presunção de ato discriminatório quando o empregado soropositivo tem dispensa imotivada. Em contato com o Terra, o Santander afirmou que "não comenta assuntos sub judice". A empresa ainda pode apresentar recurso no Superior Tribunal Federal.

O ADOLECENTE ESTÁ PRONTO PARA O SEXO?

      Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostra que o início da vida sexual dos adolescentes americanos está começando um mais tarde. Em 1988, 51% das meninas de 15 a 19 anos já haviam feito sexo. Esse número caiu para 43% entre 2006 e 2010. Entre garotos da mesma faixa etária, a queda foi ainda mais alta, de 60% para 42%.
      Segundo a pesquisa, os fatores que contribuem para o início mais tardio da vida sexual são: viver com pai e mãe, a mãe do adolescei ter tido seu primeiro filho depois dos 20 anos e a mãe ter concluído o ensino médio.
      A situação é bem diferente por aqui. Os números do Ministério da Saúde do Brasil mostram que quase metade dos garotos e um terço das meninas já praticaram sexo antes dos 15 anos de idade. O início da vida sexual entre os meninos está Mais próximo dos 15 anos; entre as garotas, dos 16 anos.
      Uma revisão de alguns estudos regionais brasileiros sugere que os motivos que mais contribuem para o inicio precoce da vida sexual são: estar fora da escola, fazer parte de famílias pouco estruturadas, serem filho de pais separados e beber, fumar ou usar drogas com freqüência.
     A grande questão da iniciação sexual precoce é a habilidade que o jovem tem de fazer escolhas seguras. É comum esse começo apressado vir acompanhado de menor proteção (uso de preservativo ou de método anticoncepcional hormonal), maiores taxas de gravidez indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis. Esses jovens tendem a ter maiores numero de parceiros e a fazer sexo sem vontade.
      Num tempo em que os jovens se desenvolvem fisicamente mais cedo (as garotas começam a menstruar antes), são mais expostos a sexualizacao e vivem numa sociedade mais liberal, é normal que a vida sexual também seja antecipada. Mas esse jovem muitas vezes não tem maturidade emocional para lidar com o que está acontecendo. O desafio é articular com o adolescente a liberdade de escolha sem pressa e com responsabilidade. Tarefa árdua para a escola, a família e para quem produz informação.
Fonte: Jairo Bouer, médico com residência em psiquiatria

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estudo revela novos indícios da ressurreição de Jesus Cristo

Um grupo de arqueólogos e especialistas em assuntos religiosos apresentou em Nova York as conclusões de uma pesquisa que apresenta indícios da ressurreição de Jesus a partir de um túmulo localizado em Jerusalém há três décadas.
'Até agora me parecia impossível que tivessem aparecido túmulos desse tempo com provas confiáveis da ressurreição de Jesus ou com imagens do profeta Jonas, mas as evidências são claras', afirmou nesta terça-feira o professor James Tabor, da Universidade da Carolina do Norte, um dos responsáveis pela pesquisa.
O túmulo em questão foi descoberto em 1981 durante as obras de um prédio no bairro de Talpiot, situado a menos de quatro quilômetros da Cidade Antiga de Jerusalém. Um ano antes, no mesmo lugar, foi encontrado um túmulo que muitos acreditam ser de Jesus e sua família.
Ao lado do professor de Arqueologia Rami Arav, da Universidade de Nebraska, e do cineasta canadense de origem judaica Simcha Jacobovici, Tabor conseguiu uma permissão da Autoridade de Antiguidades de Israel para escavar o local entre 2009 e 2010.
Em uma das ossadas datada de torno do ano 60 d.C., é possível ver a imagem de um grande peixe com uma figura humana na boca, que, segundo os pesquisadores, seria uma representação que evoca a passagem bíblica do profeta Jonas.
A pesquisa, realizada com câmeras de alta tecnologia, também descobriu uma inscrição grega que faz referência à ressurreição de Jesus, detalhou o professor Tabor, que acrescentou que a prova pode ter sido realizada 'por alguns dos primeiros seguidores de Jesus'.
'Nos aproximamos do túmulo com certa incredulidade, mas o que encontramos foi tão evidentes que nos obrigou a revisar todas as nossas presunções anteriores', acrescentou o especialista'.
O professor reconhece que suas conclusões são 'controversas' e que vão causar certo repúdio entre os 'fundamentalistas religiosos', enquanto outros acadêmicos seguirão duvidando das evidências arqueológicas da cristandade.
Fonte: New York Times

Bullying pode dar quatro anos de prisão

O grupo que discute o texto do novo Código Penal decidiu tipificar como crime a prática de bullying - ato de agredir fisicamente ou verbalmente algum menor de idade, de forma intencional e continuada. O crime classificado como "intimidação vexatória" e poderá resultar em até quatro anos de prisão quando o autor for maior de idade.
Quando o agressor tiver menos de 18 anos, o bullying será considerado ato infracional e, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o autor receberá medidas socioeducativas, como prestação de serviços, acompanhamento e internação.
Para que o crime seja tipificado, é preciso ficar provado que houve sofrimento da vítima a partir de uma pretensa superioridade do autor da violência.
O grupo também decidiu criminalizar a prática de stalking, que é perseguir alguém com ameaça à sua integridade física ou psicológica, invadindo sua privacidade ou liberdade. Classificado de “perseguição obsessiva ou insidiosa”, o crime pode resultar de dois a seis anos de prisão.
Ainda entre as ameaças, decidiu-se aumentar a punição ao crime de constrangimento ilegal, o que afetará diretamente a atuação dos guardadores de carro irregulares. Apesar de o texto não destacar a atuação dos “flanelinhas”, a adequação atingirá aqueles que ameaçarem donos de veículos como forma de obter dinheiro, que poderão pegar até quatro anos de prisão.
Caso a ameaça seja feita por mais de três pessoas, ou ainda se houver uso de arma de fogo, a pena pode chegar a seis anos e meio de prisão. O grupo entendeu, no entanto, que o simples fato de pedir dinheiro não é ilegal.

terça-feira, 29 de maio de 2012

CIFOPLASTIA UM NOVO TRATAMENTO DE COLUNA

A principal causa de fraturas de vértebras da coluna em idosos é a osteoporose. Portadores de fraturas que não conseguem bons resultados ou tem efeitos colaterais graves no tratamento com medicamentos, ou não toleram o uso do colete, podem fazer a cifoplastia. Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva que consiste em injetar cimento na fratura para que cole e alivie a dor.

      A coluna vertebral é uma espécie de haste óssea flexível que se localiza na parte posterior e central do tronco, que vai da cabeça a bacia. Ela é fundamental porque envolve e protege a medula espinhal e seus nervos. Constitui-se de 33 vértebras que se dividem em cinco grupos: sete na coluna cervical; 12 na dorsal; cinco na lombar, cinco soldadas entre si na sacral; e quatro também soldadas entre si, na coccidiana. Infelizmente, as vértebras da coluna podem apresentar doenças e problemas, como fraturas.

      A principal causa de fraturas em vértebras em jovens e adultos são os acidentes. Já a causa mais importante dessas fraturas em idosos é a osteoporose. A doença é mais comum nas mulheres e se caracteriza pelo enfraquecimento progressivo dos ossos, após a queda na produção dos hormônios sexuais a partir da menopausa.

      Portadores de osteoporose podem sofrer fraturas de vértebras em toda a coluna. As mais comuns, são na coluna torácica e na lombar, porque são as que mais suportam o peso do corpo. As fraturas podem resultar de quedas e, nas situações de osteoporose mais grave, até de atividades simples como andar, baixar-se e/ou levantar-se. Causam muita dor, pela deformidade vertebral (cifose) e/ou pelo esmagamento da vértebra, mas raramente provocam lesões medulares ou dos nervos.

      Portador de osteoporose com suspeita de fraturas de vértebras tem de ser levados a um especialista ou a um neurocirurgião especialista em cirurgia de coluna. Todas as fraturas de vértebras por osteoporose devem ser tratadas controlando as dores com analgésicos, usando o colete para proteger a coluna até que as fraturas se consolidem e repouso. Em geral não se faz cirurgia convencional nesse paciente porque os ossos são fracos e não sustentam parafusos e hastes. Ela só é indicada em casos de instabilidade espinhal importante ou comprometimento neurológico.

      Felizmente ultimamente se vem usando com sucesso nos portadores de fraturas por insuficiência (do idoso) que não conseguem bons resultados ou tem efeitos colaterais graves no tratamento com remédios, ou não toleram o uso de colete, ou não podem fazer repouso por longos períodos, duas cirurgias minimamente invasivas: a vertebroplastia e a cifoplastia. São feitas sem cortes, por meio de cânulas, onde se injeta cimento medicinal na vértebra fraturada para fixá-la, aliviando a dor e reduzindo a deformidade.

      A vertebroplastia é usada em fraturas desde o meio dos anos 90. É feita em ambulatório com anestesia geral. Proporciona bons resultados, mas tem o inconveniente de parte do cimento às vezes sair da vértebra, podendo causar embolia e/ou comprimir a medula espinhal.
      Já a cifoplastia foi criada com base na vertebroplastia e representa uma grande evolução. É utilizada no Brasil desde 2006. Consiste em introduzir um balão na vértebra fraturada, inflá-lo para que restaure a altura do corpo vertebral e injetar cimento. Como se utiliza um cimento mais viscoso, o risco de extravasar para o canal vertebral ou causar embolia é bem menor. Também é feita com anestesia local e proporciona bons resultados. É fundamental que tanto a vertebroplastia quanto a cifoplastia sejam feitas sempre por profissionais experientes.
      Fonte: Ernani Abreu médico ortopedista especialista em cirurgias da coluna

Homofobia deve virar crime no País

A comissão de juristas do Senado que proporão o novo Código Penal pretendem tornar crime a homofobia e ampliando as situações em que uma pessoa pode responder na Justiça por discriminação. Poderá ser processado quem pratica discriminação ou preconceito por motivo de gênero, identidade ou orientação sexual e também em razão da procedência regional.
Pela legislação atual, só podem responder a processo judicial quem discrimina por causa da raça, da cor, da etnia, da religião ou da procedência nacional. Assim como na legislação em vigor, a conduta será considerada imprescritível (o discriminado pode processar a qualquer momento), inafiançável e não passível de perdão ou indulto.
A comissão manteve para os crimes a mesma pena aplicada hoje pela Lei 7.716, de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor: de 2 a 5 anos de prisão. A idéia é anexar toda essa legislação ao novo Código, aumentando em um terço até a metade caso a discriminação tenha sido cometida contra menores.
Os juristas apresentarão um rol de condutas que serão consideradas discriminatórias. Entre elas, impedir o acesso de alguém, habilitado, a uma repartição pública ou privada, assim como a promoção funcional de alguém, por exemplo, pelo fato de ser mulher, homossexual ou nordestino. O crime também estaria configurado se a discriminação ocorrer em meios de comunicação e na internet.
O presidente da comissão e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, considerou um avanço a proposta aprovada. 'Vamos ampliar qualquer figura discriminatória, conforme dita a Constituição e atualizando a lei já existente', afirmou.
O relator da comissão e procurador regional da República, Luiz Carlos Gonçalves, lembrou que atualmente não se pode punir judicialmente o preconceito em razão da identidade ou do gênero. 'Nós criminalizamos a homofobia e a misoginia', disse.
A nova regra não valeria aos crimes contra a honra, ou de opiniões que ofendam a dignidade de alguém. Nesse caso, a comissão já aprovou proposta para criar a figura da injúria qualificada, que prevê pena de até 3 anos de prisão e multa para quem faz referência ofensiva por motivo de raça, cor, etnia, sexo ou orientação sexual ou identidade de gênero, idade, deficiência, condição física ou social, religião ou origem. Tal figura não existe no Código atual.
A comissão tem prazo até o fim do mês de junho para entregar o anteprojeto ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).      
Fonte: Senado Federal

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Políticas de inclusão levam portadores de deficiência às escolas e universidades

 Presentes em 83% dos municípios brasileiros, mais de 24 mil salas com recursos multifuncionais já foram implantadas em escolas públicas federais, estaduais e municipais

O Ministério da Educação deve completar, até 2014, a instalação em todos os municípios brasileiros salas com recursos multifuncionais, que são espaços com material pedagógico e de acessibilidade para os estudantes portadores de diversos tipos de deficiência
O Brasil tem uma dívida histórica com os portadores de deficiência que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representam 24% da população nacional. “Ofertar ensino a esse público é obrigação do Estado e a dívida com essa comunidade é muito antiga e muito grande.

Presentes em 83% dos municípios brasileiros, mais de 24 mil salas com recursos multifuncionais já foram implantadas em escolas públicas federais, estaduais e municipais. Dominó e memória tátil, lupa eletrônica, calculadora sonora e programas computacionais adaptados estão entre os mais de 30 itens que compõem as salas.

Mercadante anunciou que serão atendidos nas escolas públicas de ensino 378 mil crianças e adolescentes com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Esse benefício é destinado a idosos ou pessoas com deficiência com impedimentos de longo prazo.

O ministro citou outras políticas destinadas a permitir maior acesso desse público. “Ainda há crianças pobres que não vão à escola por problemas de acessibilidade. Vamos começar a buscá-las em casa, com a distribuição de 2,6 mil ônibus”, afirmou.

Outra ação que será implementada é a reserva de 150 mil vagas para qualificação profissional de portadores de deficiência, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Desde 1998, o número de matrículas de estudantes especiais em escolas regulares passou de 43,9 mil para 558 mil em 2011.

Comemorado internacionalmente há seis anos, o dia 21 de março é dedicado aos portadores da Síndrome de Down, deficiência que decorre da alteração no 21º par de cromossomos do código genético.

Kalil Assis Tavares é um dos 18 alunos com Síndrome de Down matriculados em universidades federais. A mãe do jovem lembra que ele estudou no ensino regular e relata a reação do filho ao receber o resultado. “Foi uma opção da família. Acreditamos nele e o colocamos no ensino regular para ver como se comportaria. Quando recebeu o resultado do vestibular, ele ficou bastante emocionado, penso que não esperava.”

De acordo com os dados do Censo da Educação Superior de 2009, a quantidade de estudantes com algum tipo de deficiência intelectual matriculadas em instituições de ensino superior, públicas e privadas, chega a 465. Desse total, 62 estão em instituições federais.
Fonte: Ministério da Educacao


Lula afirma que falta liderança no mundo

Diante do aumento da crise econômica européia, o ex-presidente Lula revela preocupação com a ausência de liderança hoje no mundo. '(Barack) Obama (presidente dos EUA) pensa nos americanos, (Angela) Merkel (chanceler alemã) nos alemães, cada um no seu mandato. O mundo não está pensando de forma globalizada', advertiu em entrevista ao jornal português O Público.
Lula falou que 'o pobre do povo grego' está pagando aos bancos franceses e alemães e que a Europa não pode destruir a União Européia. Os países europeus ficaram dependentes da Alemanha, que foi importante na unificação, 'mas também foi quem ganhou o mercado, pois 70% de suas exportações são para a Europa'. Na sua avaliação, a crise da Grécia poderia ter sido resolvida há um ano 'com poucos bilhões'. E frisou: 'Eu gosto de fazer política. Temos de trabalhar para interferir na política mundial. '
Lula falou que a China tem um papel importante, mas não pode viver uma crise, e dos Estados Unidos, que têm um papel igualmente importante, 'só não podem é achar que fazem com o dólar o que querem'. E alfinetou: 'O mundo fica à disposição do tesouro americano. Não é justo que a gente dependa do dólar. '. Criticou também o FMI, que é muito bom quando a crise é na Bolívia, mas quando é nos EUA, o FMI não vale nada. '
Lula falou do seu compromisso moral com o continente africano. 'Não é possível que o século XXI não seja o século do continente africano e da América Latina. '
Em entrevista, concedida no Instituto Lula, disse. 'Fizemos coisas extraordinárias, mais de 20 milhões saíram da miséria e 40 milhões passaram à classe média. ' E argumentou que a presidente Dilma Rousseff, tem condições de fazer muito mais 
Na avaliação do ex-presidente, como a esquerda está fragilizada no mundo, há um ganho em ter mais mulheres na política. E citou que Dilma está fazendo diferença. 'Governar o País é agir como se fosse uma mãe, e a mãe é o ser mais justo, tem muito mais sensibilidade política, uma leveza na compreensão das coisas e consegue enxergar coisas que o homem não consegue'. Mesmo assim, revela que aconselhou Dilma à 'cuidar dos pobres' e a estabelecer prioridades.
A entrevista vai ao ar em julho, na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), e faz parte da série 'O Tempo e o Modo'.

sábado, 26 de maio de 2012

O IMPACTO DOS JUROS BAIXOS NO CRÉDITO

        A recente imposição do governo de reduzir os juros dos bancos públicos tem seus méritos, desencadeou nas instituições privadas uma mudança radical nas políticas de crédito. Mas se engana quem acredita que passamos a contar com dinheiro farto e barato. Muitos consumidores que foram em busca de refinanciamentos e contratações de novas dívidas receberam não como resposta. As instituições privadas seguiram as públicas na redução dos juros, mas endureceram na aprovação, tornando mais difícil obter empréstimos.
        Era de esperar o papel dos bancos não é emprestar dinheiro, mas sim lucrar com a intermediação de recursos. Para um banco sobreviver precisa ser lucrativo tanto ao conceder crédito quanto ao captar recursos de poupadores. Nas operações de crédito, há lucro quando os clientes pagam os compromissos. Ou então quando o banco cobra uma alta margem nos empréstimos com muita inadimplência.
        Os bons clientes, habituados a formar poupança e a pagar em dia, sempre tiveram condições de crédito melhores. As pessoas com maior consciência financeira não emprestam o nome para amigos contraírem dívidas, são pontuais com seus compromissos e evitam crédito caro, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito. Ao recusar produtos financeiros ruins, esse cliente sinaliza aos bancos que não dará problemas ao lidar com compromissos assumidos. Juros baixos estão disponíveis há anos para eles.
        Mas a vida financeira de grande parte dos brasileiros é bem diferente. Ultimamente, indicadores mostravam que a população já não vinha contraindo mais dívidas, pois mal conseguia pagar as que tinham. Com a inadimplência em alta, os bancos aumentariam os juros, para manter viável a concessão de empréstimos.
        A pressão por juros mais baixos nos leva a acreditar que, em vez da expansão no crédito, teremos uma posição mais defensiva dos bancos e, então uma redução na oferta de dinheiro. Para atender a quem investe em suas ações, os bancos tenderão a encolher sua atividade e a preservar os resultados. Como o consumidor não aprende a lidar com dinheiro por decreto, as instituições com uma postura mais agressiva terão de administrar a inadimplência. A não ser que prefiram abrir mao de seus resultados, elas serão forcadas a corrigir suas taxas de juros para cima em breve.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Educação física: vontade de comer pode exercer controle sobre exercícios

Algumas pessoas reagem à prática de exercícios físicos comendo mais, outras menos. Por muitos anos, os cientistas acreditaram que as alterações hormonais, estimuladas pelos exercícios, ditavam se o apetite das pessoas aumentava ou diminuía depois dos treinos. Agora, a nova neurociência está indicando uma outra causa provável.
O exercício pode influenciar a vontade de comer, sugerem dois estudos recentes, alterando o modo como certas partes do cérebro reagem à visão de alimentos.
Em um dos estudos, foram levados 30 jovens, homens e mulheres fisicamente ativos, a um laboratório da Universidade Estadual Politécnica da Califórnia, para duas sessões experimentais nas quais tiveram a cabeça coberta por bobinas de ressonância magnética funcional. Os pesquisadores queriam controlar a atividade do cérebro conhecidas como sistema de recompensa alimentar. As regiões do cérebro controlam o gosto e o desejo de comer a comida. Quanto mais atividade houver nas células que as compõem, mais teremos vontade de comer.
Porém, não estava claro como o exercício altera o sistema de recompensa alimentar.
Para descobrir isso, os pesquisadores pediram aos voluntários se exercitassem vigorosamente em bicicletas ergométricas computadorizadas ou ficassem calmamente sentados durante uma hora antes de se acomodarem nas mesas de ressonância magnética. Depois os voluntários trocavam de atividades.
Logo depois, os participantes assistiram a uma série de fotos em telas de computador. Algumas retratavam frutas, vegetais ou grãos nutritivos de baixo teor de gordura, enquanto outras exibiam cheeseburgers, sundaes e biscoitos resplandecentes. Algumas fotos que não eram de alimentos foram intercaladas na série.
O sistema de recompensa alimentar dos voluntários que ficaram sentados por uma hora se manifestou, especialmente depois de verem as imagens de itens açucarados e de alto teor de gordura.
Mas, se tivessem se exercitado antes, durante uma hora, as mesmas pessoas teriam mostrado um interesse menor na comida, de acordo com o exame cerebral realizado nelas. Sua ínsula e partes do sistema de recompensa alimentar teriam se mantido tranqüilas, mesmo frente aos sundaes.
Segundo especialistas, a capacidade de resposta a estímulos de alimentos caiu muito após o exercício, Essa redução se espalhou por muitas regiões diferentes do cérebro, incluindo aquelas que afetam a estima e o desejo de alimentos, além da motivação para procurar comida.
Embora não se tenha verificado se eles se alimentaram em um restaurante do tipo coma-quanto-puder nos dias em que se exercitaram, eles disseram, ao responderem o questionário, que se sentiram muito menos interessados em procurar outros alimentos após praticarem o exercício do que após descansarem.
Esses resultados, porém, podem não ser típicos. Todos os participantes da pesquisa da Politécnica da Califórnia tinham 20 e poucos anos, peso normal e estavam aptos a andar de bicicleta vigorosamente por uma hora. Muitos de nós não somos assim.
Além disso, em outro estudo novo e instigante da atividade do cérebro após o exercício descobriu, algumas pessoas sedentárias e acima do peso que reagem à prática de exercícios não desacelerando, mas aumentando o sistema de recompensa alimentar.
Nesse estudo, 34 homens e mulheres com sobrepeso começaram um programa supervisionado de exercício de cinco dias por semana, projetado de modo que cada um queimasse cerca de 500 calorias por treino. Eles estavam livres para comer à vontade.
Doze semanas depois, 20 pessoas do grupo tinham perdido cerca de cinco quilos em média. Mas 14 não tinham, tendo perdido no máximo apenas um quilo ou dois.
Aquelas 14 pessoas, também haviam apresentado as mais expressivas reações cerebrais a estímulos alimentares após a prática de exercício quando o estudo começou. Depois de três meses, essa liderança indesejável foi mantida. Seu sistema de recompensa alimentar se manifestou com bastante intensidade após a prática de exercício quando foram expostas a imagens de alimentos, e mostrou de fato uma atividade maior do que no início do estudo.
O cérebro dos respondentes, pelo contrário, reagiu de modo relativamente indiferente em relação a imagens de comida após o exercício.
O que tudo isso sugere, disse Hagobian, da Politécnica da Califórnia, é que "o exercício tem um impacto definitivo sobre as regiões do sistema de recompensa alimentar". Mas esse efeito pode depender de quem é a pessoa e do tipo de exercício que ela pratica, explicou.
Os jovens participantes da pesquisa que estavam mais em forma, o observou, completaram sessões extenuantes que pediam resistência física. "Para conseguirmos perder e manter o peso, é provável que precisemos fazer uma quantidade específica de exercício com freqüência", disse ele.
Para que o exercício diminua sensivelmente o desejo por comida, em outras palavras, é possível que a pessoa precise suar por uma hora. Também pode ajudar se a pessoa já for magra e estiver em forma.
Mas Hagobian está otimista quanto à possibilidade de a pesquisa ajudar quase todas as pessoas a se exercitarem melhor para controlar o apetite. "Pode haver doses ou tipos de exercícios que são mais eficazes para algumas pessoas do que para outras", disse ele. Eventualmente, as pesquisas sobre o cérebro podem ajudar as pessoas a identificarem o programa de exercício mais adequado para elas.
Entretanto, diz ele, não se deve ficar parado no sofá, mesmo quando se está faminto por causa do exercício. "Estar em forma pode ter efeitos psicológicos", disse ele, talvez aumentando o desejo de comer melhor e, a longo prazo, de perder quilos.
"Quatro ou cinco anos atrás, parecia realmente que os hormônios do apetite" controlavam o que comemos, disse Hagobian, que realizou alguns dos primeiros estudos do gênero. "Mas eu estou cada vez mais convencido de que é o cérebro que faz esse controle. Os hormônios não nos dizem que devemos comer. Quem diz é o cérebro. E se conseguirmos acertar a dose, o exercício pode alterar essa mensagem."

VOTAR É ESCOLHER


A maioria dos resultados obtidos por alguém no decorrer da sua vida é conseqüência de suas próprias escolhas e ações. No entanto e, sobretudo, no mundo atual, onde mais do que em todos os tempos a conectividade é algo real e notório, a pessoa não deve agir como se fosse Robinson Crusoé em uma ilha deserta. Ao discernir que vive em um universo coletivo e sistêmico, o ser humano também vai começar a entender que suas escolhas e atitudes estão dentro do conceito das reações em cadeia ou em rede. Com essa argúcia inerente ao homem espiritualizado, espiritualizado, haverá a percepção de que as ações devem ser pensadas e estrategicamente calculadas antes de suas aplicações, pois ela (ação de escolha) é apenas um dos seus muitos ingredientes ou condimentos do resultado que se espera obter. Ou seja, deve-se tentar desenvolver a arte ou a habilidade de saber combinar as ações dentro do cenário macro sociopolítico.



A vida em coletividade é bastante competitiva. Mesmo que alguns do nosso gênero ainda não tenham conseguido notar; as pessoas estão sempre disputando espaços e tentando se impor as outras de alguma maneira, seja de forma declarada ou velada – antigamente mais pelo uso da forca, hoje em dia, mais nas formas do uso dos poderes econômicos, ideológicos e políticos.



Votar e escolher quem vai governar e os que vão legislar em sua cidade requer certo critério baseado na consciência e na responsabilidade que estará sobre o ombro dos eleitores no dia das eleições. Neste dia, ao dirigir-se ä seção eleitoral para votar, o eleitor deve pedir a bênção de Deus, e repensar quanto a sua escolha. Não olhar para o aspecto, nem para a altura dos candidatos, não se deve ver como o homem vê, pois o homem vê o que está diante dos seus olhos, mas deve olhar o coração dos candidatos. Ao fazer assim o eleitor estará usando sua fé racional e votará no candidato certo, o candidato que fará o melhor ä sua cidade e ao seu povo.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Redução do IPI para veículos zero

SÃO PAULO - Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22), as novas regras de estímulo ao consumo para o setor automotivo anunciadas na última segunda-feira ( 21) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.
As novas medidas são voltadas ao setor automotivo e incluem a redução da alíquota de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos novos.
Além disso, também faz parte do pacote de mudanças, a redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para o crédito ao consumo de pessoas físicas.
Principais mudanças
De acordo com o novo pacote de medidas, o IOF para o crédito ao consumo para pessoas físicas passou de 2,5% ao ano para 1,5% ao ano.
Já em relação ao IPI, os veículos de mil cilindradas tiveram a alíquota reduzida de 7% para zero, enquanto os veículos de 1.000 a 2.000 cilindradas ganharam novas alíquotas de acordo com o tipo de combustível. Veja na tabela à seguir:


Cilindradas
Gasolina
Álcool/Flex
1.000
de 7% para zero
de 7% para zero
De 1.000 a 2.000
de 13% para 6,5%
de 11% para 5,5%
Comerciais leves
de 4% para 1%
de 4% para 1%
Fonte: Ministério da Fazenda




A TELEVISAO E AS DIETAS INSALUBRES


Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos e envolvendo mais de 12 mil estudantes descobriu que o ato de assistir televisão está associado não apenas a lanches insalubres, mas também a uma alimentação não saudável em todas as refeições.
Foi perguntado às crianças por quanto tempo assistiam e com que freqüência beliscava enquanto assistiam à TV; com que freqüência ingeria frutas, verduras, doces e refrigerantes; e com que freqüência deixava de tomar o café da manhã.
A pesquisa revelou diversas diferenças relacionadas a sexo, idade e raça. Por exemplo, as meninas assistiam à TV um pouco menos que os meninos, crianças mais velhas consumiam refeições do tipo fast-food com maior freqüência e as de etnia branca estavam mais propensas a comer frutas e verduras diariamente.
Contudo, após levar em conta outros fatores, o tempo assistindo à televisão estava em geral associado a uma menor de ingestão de frutas e verduras diariamente e maior de deixar de tomar café da manhã, consumir doces e refrigerantes com açúcar e comer em fast-foods.
As associações não mudaram com o ajuste para incluir o ato de lanchar ao assistir TV, o que levou os cientistas a sugerir que as propagandas transmitidas influenciam a escolha da alimentação mesmo quando as crianças não estão assistindo televisão.
"Existe algo que os pais podem fazer", afirmou o Dr. Ronald J. Iannotti, um dos autores do estudo. "Restringir o tempo passado em frente à TV e garantir que petiscos saudáveis estejam à disposição, especialmente frutas."
O estudo apareceu na edição de maio do periódico Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Os cânceres são tratados com cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. O transplante de medula é um tipo de imunoterapia. É usado para tratar, sobretudo mieloma, linfoma, leucemia e câncer de testículo. Transplante autólogo é aquele em que se retira a medula ou se coletam células-tronco do paciente, ele recebe altas doses de quimioterapia e, então, medula ou células são reinjetadas nele.

Os cânceres são tratados com cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. O transplante de medula é um tipo de imunoterapia. É usado para tratar, sobretudo mieloma, linfoma, leucemia e câncer de testículo. Transplante autólogo é aquele em que se retira a medula ou se coletam células-tronco do paciente, ele recebe altas doses de quimioterapia e, então, medula ou células são reinjetadas nele.

       A mídia vem dando destaque ao chamado transplante autólogo de medula óssea. A medula óssea é um tecido de consistência esponjosa que ocupa o interior dos ossos, e produz as células do sangue. O transplante de medula consiste de três fases: a) - obtenção de uma porção de medula de um paciente ou coleta de células formadoras de sangue (células tronco) em sua corrente sanguínea, congelamento e armazenamento; b) - tratamento da doença de que é portador com altas doses de quimioterapia e/ou radioterapia; c) - reinfusao no paciente da medula ou das células que foram congeladas. Pode-se ainda só tratá-lo com altas doses de quimioterapia e infundir nele medula ou células, tronco fornecido por doador da família ou mesmo estranho, porém compatível com ele.
      Tal transplante é usado no tratamento de várias doenças, entre elas as de sangue, tanto benigno quanto cânceres. Há quatro maneiras de tratar os cânceres em geral: cirurgia quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. O transplante de medula é um tipo de imunoterapia. É usado basicamente no tratamento de linfomas (cânceres dos sistemas linfáticos), mielomas e leucemias (cânceres de medula óssea), câncer de testículo, falência de medula e imunodeficiências.
            São três os transplantes de medula: algínico, autólogo e singenico. O transplante alogenico é quando a medula infundida em um paciente foi fornecida por doador cujas cédulas são compatíveis com ele. Transplante autólogo, é quando se retira medula ou se coletam células-tronco. na corrente sanguínea  do próprio paciente, ele é tratado com altas doses de quimioterapia e, então, sua medula ou. suas células guardadas são reinjetadas nele. O transplante de medula ósseo singenico, enfim, é aquele que tem gêmeos univitelinos como doador e receptor.
      Se uma pessoa tem algumas dessas doenças graves e resistentes ä quimioterapia e/ou radioterapia, pode-se recorrer ao transplante autólogo de medula óssea para reforçar o tratamento. Mas em geral se faz esse tipo de transplante apenas quando, realizado o primeiro tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia, alguns meses depois o câncer reaparece (recidiva). Sabe-se que, nessa situação, se o doente receber altas doses de quimioterapia, pode-se, matar o câncer. Mas pode-se também matar a medula óssea do portador, que não produzirá mais sangue e ele morrerá. A única alternativa, então, é obter uma porção de sua medula, tratá-lo com altas doses de quimioterapia e então devolver-lhe a porção de medula congelada.
      Para fazer o transplante autólogo o portador de câncer precisa estar em boas condições clínicas. O procedimento é realizado em hospital com anestesia geral. Coletam-se 10 ml de medula/Kg de peso do doente. Então, o doente é “bombardeado” com quimioterápicos por alguns dias. Após o último dia se infunde nele a porção da medula preservada. Ela leva 15 dias, período em que o paciente está muito debilitado, para normalizar a produção de sangue e lecócitos, células sanguíneas de defesa do organismo. Em cerca de 30 dias tudo estará normalizado e o doente pode receber alta. Se o transplante não cura o câncer não é o fim. Ainda há alternativas de tratamento, como remédios experimentais e transplante de medula alogenico.
      Fonte: Celso Massumoto, doutor em medicina – médico hemato-oncologista

Governo quer criar política para exploração de terras raras

          Os ministérios de Minas e Energia (MME) e da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) querem criar uma política para a exploração de minerais conhecidos como terras-raras, que apresentam propriedades químicas e físicas úteis na aplicação industrial em produtos de alta tecnologia. Esses minerais estão incorporados em aplicações como supercondutores, imãs, catalizadores utilizados no refino de produtos diversos (como petróleo), componentes para carros e monitores de LCD, entre outros.
          São terras-raras minerais compostos por 17 elementos químicos leves e pesados (a maioria de número atômico entre 57 e 71). Segundo relatório do MME e MCTI em dezembro de 2010, as ocorrências de terras-raras no território nacional sao associadas a minerais radioativos com a presença de outros elementos de valor comercial.  "O Brasil, atualmente, não lavra nem produz nenhum composto de terras-raras, sendo totalmente dependente da importação", acrescenta o documento.
          Cerca de 97% da produção de terras-raras no mundo estão na China. Isso permitiu ao país aumentar em 2010 os preços dos componentes e estabelecer cotas de exportação, ameaçando o fornecimento para a indústria de todo o mundo.
          "Eles aumentaram os preços como faz um monopólio, “comentou Adriano Duarte, coordenador-geral de Tecnologias Setoriais do MCTI, ao lembrar que os chineses ficaram com quase todo o mercado de terras-raras por praticar preços muito baixos, desestimulando a pesquisa e a produção em outros países.
          Segundo especialistas do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE, ligado ao MCTI), a estratégia da China é forçar o aumento das exportações de seus produtos acabados. Assim, ao limitar o fornecimento de componentes de terras-raras, pode forçar a importação por artigos de alta tecnologia e valor agregado.
          A situação alertou os Estados Unidos, o Japão e a União Europeia (UE), que buscam alternativas para garantir esse suprimento, e já solicitaram informações sobre o potencial de exploração e produção mineral de terras-raras no Brasil.
          O interesse do governo brasileiro é dominar a cadeia produtiva (toda ou parte) de alguns produtos com componentes de terras-raras e, para isso, atrair empresas estrangeiras e multinacionais.
A política de produção e exploração de terras raras está sendo elaborada dentro dos marcos do Plano Nacional de Mineração 2030, elaborado pelo governo.
        Conforme dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o País tem 164 pedidos para autorização de pesquisa de descoberta de lavras (mais de 50% na Bahia). Apenas seis lavras estão disponíveis. Há no Brasil cerca de 40 mil t cúbicas (contra 36 milhões da China).

sábado, 19 de maio de 2012

Imóveis: governo quer ampliar crédito para reforma e construção

      O governo deve acelerar a oferta de financiamento para construção, reforma e ampliação de imóveis residenciais a fim de aquecer a economia. Entre as medidas, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciará linha de crédito para pessoas físicas comprarem material de construção de até R$ 20 mil, a juros de 12% ao ano e prazo de pagamento de até 120 meses, informou a fonte.
      A linha de crédito para construção e reforma foi criada no início do ano com a previsão de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mas não saiu do papel. Mantega se comprometeu com os empresários do setor a resolver os entraves que faltam para que os recursos cheguem aos consumidores. Essa ação para tornar os recursos disponíveis abrangerá a Caixa Econômica Federal.
      O governo vai anunciar ampliação dos itens da construção civil beneficiados com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Atualmente, fazem parte da isenção e redução do tributo itens como cimento, areia, brita e cal, e podem ser incluídos materiais de acabamento, entre eles porcelanatos e louças.
      O estímulo ao consumo mostra a preocupação do governo com a queda no nível da atividade econômica.No final do ano passado, esperando um estímulo às compras, o ministro da Fazenda anunciou uma série de ações: a redução do IPI para linha branca, além da redução do IOF.
      A nova rodada deve-se ao fato de que essas iniciativas têm demorado em surtir efeito. No setor automotivo, onde há elevado estoque nos pátios das montadoras e concessionárias, o governo detectou que o principal problema é o crédito. Um dos instrumentos de que o governo dispõe para destravar os financiamentos é reduzir a alíquota de 2,5% do IOF.
Na tarde de sexta-feira, Mantega se reuniu com a Fenabrave, associação que representa as concessionárias de veículos. O presidente da entidade, Flávio Meneghetti, disse ter sido informado pelo ministro que o governo está conversando com vários setores da economia, sem ter indicado, porém, "anúncio de medidas logo".
Meneghetti relatou ter dito ao ministro as frágeis condições do setor automotivo, cujas vendas de automóveis caíram 3,4% nos primeiros quatro meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2011.

Injeção do BNDES

O Tesouro pode repassar parte dos R$ 45 bilhões previstos para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). Essa injeção tem como objetivo aumentar os recursos disponíveis ao fomento da atividade econômica.
Haveria ainda, determinação da presidente Dilma Rousseff à Fazenda para que repasse mais recursos aos ministérios diante da estagnação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da liberação de recursos de convênios.
Entre as medidas, o governo liberaria restos a pagar a cada 15 dias e autorizaria mais convênios de ministérios com Estados. A liberação não afetaria o cumprimento da meta cheia do superávit primário, estipulada em R$ 139,8 bilhões.

Crescimento menor

A previsão oficial do governo ainda é de alta de 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, mas estaria sendo revisado para perto de 3%. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) divulgado pelo Banco Central mostrou expansão de apenas 0,15% no primeiro trimestre. Apesar do número baixo, a avaliação da área econômica é que o percentual ficará em torno de 0,40%, informou fonte próxima à área econômica.
Desde o final do ano passado, o governo temia que os piores efeitos da crise internacional fossem sentidos no Brasil entre os meses de março e maio deste ano. Naquela época, a equipe econômica já previa que nos seis primeiros meses o problema do crédito se agravaria.

Cachaça orgânica que troca ácido por limão é aposta no RN

Uma cachaçaria artesanal, de Pureza, balneário no interior do Rio Grande do Norte, aposta na produção orgânica da bebida para se firmar nos mercados nacional e internacional.
Entre as medidas adotadas pela Agroindustrial Extrema para livrar o produto de substâncias químicas nocivas, está a retirada de agrotóxico da plantação de cana-de-acucar, e à troca do ácido sintético, usado nas usinas de produção em grande escala, por suco de limão, que possui ácidos naturais, na fermentação da cachaça.
Com essas medidas, a fábrica conseguiu certificação de que a bebida é totalmente livre de compostos químicos, pelo IBD (Instituto Biodinâmico), e despontou como um pólo produtor da cachaça orgânica.
. “Para ser orgânica, tem de comprovar até que o esterco usado no adubo veio de um gado alimentado com vegetais sem agrotóxicos. Como resultado, a cachaça sai com melhor qualidade", diz Anderson Faheina, diretor da Agroindustrial Extrema.
Um dos projetos da empresa é a coleta e tratamento do esgoto de um bairro próximo à fazenda. O sistema instalado pelo empresário beneficia cerca de cem pessoas e a água tratada é reutilizada na irrigação da plantação de milho.
"Nenhuma casa da cidade, tinha saneamento básico. É um contraste muito grande e queríamos dar um exemplo de proteção ambiental", declara. O nome do município, Pureza, é originado justamente de suas águas puras e nascentes de rios.
O milho irrigado com a água tratada é utilizado para alimentar o gado. Daí, originou a idéia de implantar uma ação social em complemento ao projeto ambiental.
O leite gerado pelas vacas do rebanho é rotulado e entregue à Pastoral da Criança, que o distribui para crianças com até quatro anos de idade e baixa renda familiar. Ao todo, 25 crianças são beneficiadas pelo programa.

Ações ambientais e sociais criam empatia com o público

Além de gerar empregos, a função de uma empresa é desenvolver o seu entorno. Com ações ambientais e sociais, ela deixa de ser uma ilha, cresce junto com a população local e cria uma empatia com o público.
"É também um marketing indireto. A empresa passa a ser encarada como uma marca amigável e será priorizada na hora do consumo."
Cerca de 20% da produção da Agroindustrial Extrema é destinada à exportação. A cachaça vai para os Estados Unidos e para a Europa e, com a notícia de que a cachaça será reconhecida como produto genuinamente brasileiro pelos norte- americanos, o percentual pode aumentar.
"O consumidor do bom vinho quer saber qual a origem do produto, como foi feito e quais matérias-primas utilizadas. Com a cachaça brasileira será a mesma coisa.
“Parece simples, mas é uma mudança cultural”, afirma.
A fábrica tem capacidade para produzir 200 mil litros por ano de cachaça e licores artesanais e orgânicos, sendo que 80 mil litros são de cachaça envelhecida. O faturamento anual da empresa chega a R$ 680 mil.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

AS CORES E SUAS DIVERSAS FUNCOES

      Cor é um tema muito extenso. A cromoterapia possui oito especialidades que se interligam sob diferentes aspectos, em todos os momentos e em todos os setores, surpreendentemente.

      Pela Cromologia e por nossa capacidade de decisão, devemos saber escolher a cor adequada à aplicação em cada lugar, podendo ser utilizada até três cores diferentes num mesmo espaço, no mesmo ambiente. As cores nos permitem renovação emocional e de humor, colaborando para uma convivência mais salutar. Hoje, com a infinita variedade de tons, sempre podemos  criar ambientes coloridos e diferenciados, mais adequados para a finalidade de cada ambiente e combinando com as atividades que serão neles desenvolvidas, tanto por indivíduos quanto por equipes. Vejamos: Na educação, em ambientes de aprendizagem, nos esportes e em espaços para a terceira idade, paredes na cor amarela facilitarão as atividades físicas, aumentando a irrigação do sangue no cérebro, ativando a memória, otimizando a sensação de alegria, reduzindo a depressão, a letargia, a sonolência, a fadiga muscular e acelerando a mobilidade das pessoas. A cor amarela também é indicada para locais de alimentação, pois induz a ingestão inteligente de comida, ou seja, só o consumo necessário e uma boa digestão.

      Para as pessoas obesas, compulsivas e bulímicas, a cor indicada para o local das refeições é o azul piscina e suas nuances, que promovem o relaxamento, a calma, estimulam a tranqüilidade e levam ao saciamento, evitando a voracidade e os exageros que fazem engordar.

      Para o local das pessoas ansiosas, crianças rebeldes e idosos irritadiços, mas não depressivos, as paredes na cor azul são benéficas. Em um quarto de casal, o excesso de azul deverá ser evitado, porque poderá provocar baixa na libido e interferir negativamente na intimidade conjugal, transformando a natural atração em uma morna amizade. Nesses casos, é recomendável colorir uma das paredes com cores quentes como o laranja ou o rosa Pink, mesclando com tons degrades de bordo e outras, para criar um clima aconchegante, alegre e prazeroso.

      Em se tratando de mobília e pecas do vestuário, as cores escuras poderá provocar distorções comportamentais em muitos usuários. E se você deseja uma boa convivência com seus bichinhos, e zelar pela saúde deles, a cor azul é a mais indicada para colorir a casinha e a caminha do seu animal de estimação. Evite uso de coleira e acessórios de cores vermelhas, se desejarem que seu animal fique mais tratável.

      A Cromopatia nos revela que a cor azul relaxa os nervos ópticos, preservando a saúde dos olhos e induzindo ao sono. Nossa visão é o sentido que, tal como uma ponte, faz a uma conexão direta com o mundo externo. Mesmo de olhos fechados, é possível perceber quando uma luz é acessa, ou quando amanhece o dia, se não há cortinas na janela. Nossa pálpebra tem uma característica de percepção bio-fotossensível que é extensiva para a pele de todo o nosso corpo.

      A iluminação deficiente sobrecarrega o nervo ótico obrigando a íris a se dilatar exageradamente, tanto quanto a iluminação excessiva que também cansa a retina, ocasionando a contração exagerada. Um bom recurso para reduzir o incomodo ocular é o de acoplar sobre os óculos de grau um acessório com lentes mais escuras nos dias de sol intenso, principalmente em locais de alta reflexão luminosa como na praia ou na neve. O mesmo ocorre diante de refletores de palco, que reproduzem impacto pelo forte jato de luz e ofuscam parcialmente a visibilidade de quem está se apresentando ou está muito próximo.

      Fonte: Marya da Penha, cromoterapeuta -Master

Lei de Acesso à Informação entra em vigor

      A Lei de Acesso à Informação entra em vigor hoje (16) com o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Cada órgão público terá um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para garantir a transparência dos dados públicos. 
      Assim, o Brasil passa a compor, com outros 91 países, as nações que reconhecem que as informações guardadas pelo Estado são um bem público. Além dos gastos financeiros e de contratos, a lei garante o acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras. Os links nas páginas do governo federal que dão ao cidadão acesso às informações são identificados por um selo em forma de balão amarelo de quadrinhos, com a letra "i" em verde. 
      Além de órgãos e entidades públicas dos três níveis de governo, as autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos devem colocar as informações à disposição de forma gratuita. 
      Antigamente, o cidadão só podia solicitar informações que lhe diziam respeito. Cabia à chefia dos órgãos decidirem sobre a liberação dos dados. Segundo a cartilha da Controladoria-Geral da União (CGU), feita para informar os servidores sobre a nova lei, na chamada “cultura do segredo”, a informação era retida ou até perdida. 
      Os servidores estão sendo treinados para atuar na implementação da política de acesso à informação. Foi criado um formulário para o pedido, que pode ser preenchido no órgão ou na internet. Para tal, o cidadão deve se identificar e especificar o pedido. 
       Segundo o ministro Jorge Hage a CGU, que é responsável pela implementação da lei, recebe perguntas que dependem da regulamentação para serem respondidas. 
      A nova lei dá fim ao sigilo de documentos oficiais. O prazo máximo de sigilo foi limitado há 25 anos para documentos ultras-secretos, 15 anos para os secretos e cinco para os reservados. Os documentos ultras-secretos poderão ter o prazo de sigilo renovado apenas uma vez. 
      O servidor público que se recusar a fornecer informação, ou fornecê-la de forma incorreta, incompleta ou imprecisa e impor sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiro poderá ser responsabilizado civil, penal ou administrativamente
.
     Fonte: Agencia Brasil

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Saiba como insetos ajudam a solucionar crimes

Fãs de séries policiais americanas, já conhecem um pouco sobre a entomologia forense, o campo da ciência que usa insetos para ajudar a solucionar crimes.
Para o britânico Martin Hall foi preciso um certo período de adaptação entre o seu emprego no Museu de História Nacional de Londres, onde pesquisava doenças e sua ligação com insetos, às horríveis cenas e cheiros com as quais teve de lidar quando foi trabalhar para a polícia pela primeira vez, em 1992.
Os restos mortais de uma jovem mulher foram encontrados em uma floresta, em  Dorset, no sul da Inglaterra, e Hall foi chamado para ajudar nas investigações.
"Eu me vi, de repente, em um ambiente que não poderia ter imaginado nos meus sonhos mais loucos", disse Hall à BBC.
Insetos e larvas
Analisando a idade e os tipos de insetos e larvas encontrados na cena do crime, ele pode descobrir pistas sobre quanto tempo o corpo havia passado no local.
"Estudamos o inseto mais velho no corpo, o que nos dá uma boa indicação de quanto tempo a pessoa passou ali. Se o corpo está do lado de fora, no verão, sabemos que seria encontrado por insetos em 24 horas, então a idade dos insetos no corpo é importante", explica o entomologista.
"Também analisamos outros aspectos. Os insetos são consistentes com o local? O corpo poderia ter sido transportado para lá?"
As informações ajudaram a polícia a dar um foco para a investigação, limitando o período no qual a vítima teria sido colocada ali. A partir dali, ele passou a ser cada vez mais requisitado pela polícia e, hoje, este tipo de trabalho ocupa praticamente metade de sua semana, analisando amostras ou desenvolvendo pesquisa.
"Há sempre uma ligação entre insetos que se alimentam do corpo e a causa da morte, um tiro, por exemplo. Também é possível encontrar DNA humano, resíduos de pólvora e restos de drogas a partir de moscas que se alimentaram de um corpo humano."
Assassinatos

Em média, Hall lida pessoalmente com algo entre 10 e 20 casos por ano. Os mais recentes incluem o assassinato de Alisa Dmitrijeva, de 17 anos, encontrada morta em terras de propriedade da rainha, em Sandringham, no dia 1º de janeiro.
Ele também participou das investigações da morte de cinco prostitutas, em Suffolk, em 2006, e diz que a adaptação à função policial foi difícil.
"A primeira vez que você vê um corpo é um pouco perturbador, mas estou relativamente confortável com isso agora."
O entomologista de 57 anos - que começou a colecionar besouros e moscas-varejeiras durante a infância, em Zanzibar, na África - pode passar de algumas horas a dias inteiros em um local de crime.
"Você só tem uma chance de coletar provas e é fundamental que não se perca nada", disse Hall. "Você tem que pensar como uma larva. Onde eu iria se fosse uma larva? O que eu faria?"
Apesar de hoje ser chefe de pesquisa do departamento de entomologia do Museu de História Natural de Londres, Hall diz que trabalhar com crimes é "extremamente gratificante".

"Muitas pessoas passam a vida inteira trabalhando duro com pesquisa e não veem nada produtivo saindo disso. Para mim, é ótimo ter um resultado após alguns meses, no fim de cada caso criminal."