sexta-feira, 15 de abril de 2011

RAIO LASER E SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES

Você já imaginou que o raio laser pode ser muito útil em seu cotidiano? Descubra mais sobre suas aplicações médicas, militares e até na empresa de entretenimento.

     Freqüentemente vemos o termo "raio laser" associado a ficções científicas e afins. Na  vida real este possuiu muitas aplicações, desde médicas até armamentares.
O raio laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation - amplificação da luz por emissão estimulada de radiação). é, na verdade, um aparelho que amplifica a luz para produzir um feixe intenso e muito fino de ondas, de cor pura.
     As fontes de luz normais são incoerentes, ou seja, emitem ondas de muitos comprimentos de onda dissoantes e com as mais diversas relações de fase. Mesmo quando se usa luz com quase o mesmo comprimento de onda, como a luz amarela de uma lâmpada de vapor de sódio, ainda existe uma relação variada de fase. O resultado é que os feixes luminosos desse tipo se espalham muito rapidamente e também grande parte de energia se perde por interferência destrutiva.
     Em 1954, foi desenvolvido um método para produzir ondas coerentes na região de micro-ondas. Esse aparelho foi chamado maser. Seis anos depois, os princípios do maser foram aplicados para a região ótica, recebendo então o nome de laser (maser ótico).
     O raio laser é muito útil em nossa vida cotidiana: na medicina é utilizado em cirurgias plásticas e remoção de tatuagens. Também é usado no tratamento rejuvenescedor. Durante o processo de envelhecimento as fibras da pele tendem a ficar desorganizadas e perder a capacidade de contração e relaxamento. A ação do laser faz com que estas fibras sejam estimuladas a se reorganizarem, fazendo com que a pele apresente um aspecto mais jovem.
O laser também tem aplicações militares. Nas chamadas operações de "alto custo", utiliza-se o laser denominado neodímio (laser dióxido de carbono). Estes são utilizados para localizar alvos a longa distância, como satélites espiões. Nas operações de baixo custo se usa a mira laser de uso individual (diodo laser), acoplada a armas de pequeno calibre.
Industrialmente são empregados os laser de impulso, com os quais se produz pequenos orifícios em materiais muito duros ou de elevado ponto de fusão, como o aço e o diamante.
Outra situação em que o laser tem utilidade é na produção de shows e espetáculos. Neste caso, laser coloridos produzem efeitos especiais muito bonitos. Em ambientes externos ou grandes ambientes internos se usa o raio laser da cor desejada de alta potência, e em ambientes internos de médio porte é convencional se usar o raio laser de média potência.
Autoras: Janaina Tokitaka e Tarsyla F. Masys

Nenhum comentário:

Postar um comentário