segunda-feira, 5 de setembro de 2011

“Pronatec vai mudar a vida da juventude”, garante Vargas

Programa garante acesso ao ensino técnico gratuito e emprego
A Câmara dos Deputados aprovou em 31/08, o Projeto de Lei 1209/11 do Poder Executivo que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é aumentar a oferta de cursos profissionalizantes e de qualificação. A matéria será analisada do Senado.

Segundo André Vargas, o programa é fundamental para a consolidação de uma política de ensino técnico para o Brasil. Vargas também salientou que o Pronatec vai formar jovens, sanar o déficit de Mao de obra qualificada nos mais diferentes ramos, e é uma das prioridades da presidenta Dilma.

A mão de obra qualificada pode se desenvolver durante a formação do ensino médio. “Durante muitos anos tínhamos essa proposta. Já no governo do presidente Lula, foi lançado o programa de expansão dos Instintos Federais de Ensino Técnico, que foi algo fundamental”, declarou.

Outra iniciativa do Pronatec é a ampliação desses institutos e a criação de escolas do Brasil Profissionalizado. “Londrina vai receber uma escola do Brasil Profissionalizado, que será construída próxima à av. Saul Elkind, perto da Dixie Toka. Assim nós teremos um processo de ensino técnico durante o ensino médio”.

São escolas feitas pelo Governo Federal e além de Londrina, várias outras cidades do Paraná receberão essas escolas como Ibiporã, Colorado, Pitanga. Já sobre Institutos Federais, 21 municípios do Paraná receberam, eram 14 e recentemente foram anunciados mais sete.

O Pronatec também vai garantir que o Senai, o SESI, todo o sistema destine 2/3 das vagas para alunos de escolas públicas de forma gratuita. Fazendo o Senai, voltar a ser alvo de estudantes pobres, o que não ocorria mais. “Hoje o Senai se transformou em escola particular, o que é um absurdo, pois recebe dinheiro público, bilhões de reais e assim 2/3 das vagas terão de ser destinada a quem mais precisa”, informa Vargas.

Esta é uma nova esperança na formação de mão de obra e no direcionamento da juventude brasileira, que muitas vezes não sabe o que fazer profissionalmente. “A aprovação do Pronatec é um dia histórico no País, que vai facilitar a vida dos jovens e garantir especialização para área de trabalho”.

O Programa é uma forma de melhorar a renda da população, é uma forma de dar acesso gratuito a qualificação profissional direcionada a juventude que não pode pagar escolas particulares. “Não podemos esperar, pois os jovens não terão condições de fazer uma faculdade. Os mais pobres sofrem mais pela ausência do ensino técnico”.

Bolsa – A idéia é que as Bolsas oferecidas pelo Pronatec cubram todos os custos referentes a transportes e alimentação dos estudantes. Segundo Vargas, esse será um sistema de financiamento para ensino técnico, o FIES, para que as escolas particulares também ofereçam o ensino técnico.

É um momento de expansão da Educação no País. “Além dos 120 Institutos Federais, que o Paraná recebeu mais 7, o governo ainda investe no Brasil Profissionalizado, nas vagas do Senai e ainda no financiamento que irá garantir que os que têm melhores condições também possam ter educação profissionalizante em escolas particulares, que vão começar a oferecer mais vagas”, finalizou Vargas.

 Assessoria de Imprensa André Vargas


Nenhum comentário:

Postar um comentário