quarta-feira, 1 de agosto de 2012

F a m í l i a

        Em agosto, mês da família no Brasil, comemoramos o dia dos pais. Resumindo tudo gira em torno da família, que é geradora da vida e berço das vocações. 
 Tudo começa na instituição familiar, pensada por Deus no inicio da criação, com Adão e Eva. A família é uma instituição divina e tem a marca de Deus, o amor.
        De acordo com o Papa Bento XVI, a família é o maior patrimônio da humanidade e o tesouro mais importante dos povos. A família é o espaço sagrado onde nascemos, crescemos e morremos dignamente, porém, para ela ser de fato santuário da vida, é preciso escolher e experimentar os valores fundamentais que a sustentam: o amor, a fidelidade, o respeito, a espiritualidade, a fé e a oração.
       Você já pensou o que seria de você sem sua família? A família deve ser um ‘porto seguro’. Jesus quando se encarnou, escolheu uma família, teve um pai aqui na terra, São José o justo que o amou e protegeu.
E no segundo domingo de Agosto comemoramos o Dia dos Pais. Você sabe o motivo da celebração desse dia?
        A história diz que há mais de 4 mil anos um jovem chamado Ileso, na antiga Babilônia, moldou em argila o primeiro cartão que homenageava um pai. Ele desejou sorte, saúde e longa vida ao seu pai. Porém a história mais conhecida é a de Sonora Luiz,uma americana que em 1909 resolveu criar o Dia dos Pais. A data difundiu-se pelo estado de Washington e mais tarde pelo país, tornando-se uma festa nacional, sendo oficializada em 1972, pelo presidente Richard Nixon.
       A data é comemorada em todo mundo, porém, em alguns países como a Argentina, Canadá, Cuba, Estados unidos, Franca, e Japão, é celebrado em junho. No Brasil a celebração é sempre no segundo domingo de agosto.
       No Brasil a festa é ligada ao dia de São Joaquim, pai de Maria, a mãe de Jesus.
A comemoração do dia mudou ao longo do tempo, era celebrado em 20 de marco, ligado a São José (19 de marco); depois transferida para 16 de agosto, para associar-se ao triunfo da filha na celebração da Assunção (15 de agosto), e Paulo VI com a reforma do calendário feita pelo Concílio Vaticano II, associou ao dia 26 de julho a celebração de São Joaquim e Santana como ocorre até hoje.
         O Dia dos Pais surge no século XX, e no Brasil foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia de São Joaquim, patriarca da família. Nessa época comemorada no dia 16 de agosto. Depois passar a festa para o segundo domingo de agosto,foi apenas um passo. A festa surge então como homenagem e valorização dos pais de família e ligada, grande parte, a figuras paternas cristãs: São José em alguns países, São Joaquim, no Brasil.
Fonte. Jornal do Evangelizador-agosto/2011- página. 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário