terça-feira, 7 de junho de 2011

Cresce a Falta de Mao de Obra Especializada


     As empresas terão que começar a criar alternativas para suprir a carência de Mao de obra, qualificando e investindo na preparação de profissionais. De acordo com o Internacional Business Report (IBR) 2011, da Grant Thornton, a falta de especialistas é um dos principais limitadores da capacidade de expandir negócios das empresas brasileiras. O número de empresários que consideram a falta de obra qualificada como fator limitador cresceu 19% no último ano, somando 49% dos consultados, enquanto as regula coes e a burocracia teve aumento de 15%, totalizando 52%.
     Especialistas contam que as áreas mais deficientes são as de engenharias e as ligadas às finanças e tecnologia em geral. A falta de especialistas a altura das vagas oferecidas vem sendo percebida pelo mercado desde o ano passado. “Existe uma deficiência de profissionais formados nestas áreas”. As empresas terão que começar a criar alternativas para suprir essa carência de Mao de obra, qualificando e investindo na preparação de profissionais  que estão ingressando no mercado, com cursos e treinamentos. “Sem isso, pode haver um encarecimento muito grande desse tipo de Mao de obra vindo do exterior”.
     Burocracia ainda é vila – Os empresários brasileiros são os que mais se preocupam com a burocracia – depois da Polônia (55%) – com um percentual bem acima da média global de 33%, atingindo 52% do total. Isso quando se falam de crescimento ou expansão. “O Brasil ainda é um dos países com maior número de tramites por fazer e os empresários precisam, num mundo digital é de rápida movimentação, de uma menor quantidade de tempo investido neste tópico”, afirmam os especialistas.
     Fonte: www.brasileconomico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário