quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mais de 25% dos milionários do mundo são mulheres

SÃO PAULO – Assim como na política e no mundo empresarial, as mulheres estão, cada vez mais, tomando a dianteira nas finanças. De acordo com relatório do banco de investimentos norte-americano Merrill Lynch, em conjunto com a consultoria Capgemini, as mulheres representavam, em 2010, 27% do total de milionários do mundo, um crescimento de três pontos percentuais frente ao resultado de 2008 (24%).
“O número de mulheres milionárias continuará crescendo enquanto o número de mulheres empreendedoras e com bons salários continuar se expandindo”, afirma o relatório.
Por região
Segundo o levantamento, diferenças culturais e de costumes refletem no número de mulheres milionárias em cada região. Assim, na América do Norte, onde estão mais estabilizadas no mundo dos negócios, elas são 37% dos milionários, enquanto no Oriente Médio elas representam apenas 14% desta população, como mostra a tabela abaixo:
Planejamento
Historicamente dependentes e preocupadas apenas com o bem-estar da casa e dos filhos, as mulheres agora devem se preparar e planejar para os mesmos eventos que preocupam os homens, como perda de emprego, longevidade, aposentadoria, casamento, divórcio etc.
Assim, para muitos especialistas, mudanças no apetite de risco e prioridades financeiras devem acontecer, fazendo com que o tradicional conservadorismo feminino com relação aos investimentos seja revisto.
Para quem quer se arriscar mais nos investimentos segue algumas dicas:
  • aprenda a lidar com dinheiro e se responsabilize por ele. Você sentirá a necessidade de vê-lo crescer ainda mais.
  • estude, informe-se, trace metas e pense no futuro. Assim fica mais fácil mensurar de quanto precisará para ter uma vida financeira tranqüila.
  • cuide das finanças sem medo, com autoconfiança e buscando sempre o melhor resultado.

Milionário no mundo
Região
Homens
Mulheres
América do Norte
63%
37%
Japão
69%
31%
Ásia-Pacífico (exclui Japão)
76%
24%
Europa
82%
18%
América Latina
82%
18%
Oriente Médio
86%
14%
Média Global
73%
27%
Fonte: Merryll Lynch e Capgemini


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