terça-feira, 5 de julho de 2011

OAB: cursos com aprovação zero devem ser supervisionados

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deverá enviar ofício ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para solicitar que as faculdades que submeteram estudantes à última edição do Exame de Ordem, e não tiveram nenhum candidato aprovado, sejam colocadas em regime de supervisão por parte do MEC.

A instituição submetida a este regime tem seus índices de aprovação em exames de proficiência acompanhados de perto pelo MEC e devem cumprir algumas metas estabelecidas, sob pena de serem penalizadas com redução de vagas, suspensão de cursos e, em casos extremos, fechamento do curso. Oitenta e uma das 610 faculdades brasileiras não tiveram nenhum candidato aprovado.
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, lembrou que a advocacia e a sociedade brasileira têm sofrido com a existência de instituições de ensino que continuam a cometer um verdadeiro estelionato educacional com os jovens que, com sacrifício, frequentam e pagam um curso de Direito confiando que um dia terão o conhecimento necessário para se tornarem advogados.
"Quando termina o curso e se submete ao Exame de Ordem ou a um concurso, o candidato é reprovado. Ou seja, no final, ele verifica que tem um diploma na mão, mas que nada vale em termos de formação", explica Ophir ao comentar a estatística dos cursos com aprovação zero na última edição do exame. "Não somos contra o ensino; somos contra o mau ensino jurídico", diz o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário