sexta-feira, 1 de junho de 2012

• Embraer e Telebrás vão construir satélite brasileiro

      A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e a companhia de telecomunicações Telebrás assinaram nesta terça-feira um acordo para a constituição de Visiona Tecnologia Espacial, empresa que trabalhará no projeto de um satélite geoestacionário do Brasil.
      Segundo o comunicado das empresas, a Embraer controlará 51% do capital social de Visiona, a Telebrás o restante. O objetivo inicial da companhia criada será participar do projeto de um satélite de órbita geoestacionário que procura atender as necessidades de comunicação do país, ampliar a cobertura de banda larga e garantir as comunicações militares.
      Visiona terá sua sede no parque tecnológico de São José dos Campos, a 90 quilômetros de São Paulo, onde também está instalada a Embraer. A empresa liderará um centro de desenvolvimento de tecnologias espaciais. "Este projeto representa um passo histórico para o avanço do requerimento tecnológico e industrial do setor espacial no Brasil", disse o presidente de Embraer, Frederico Curado.
      Enquanto isso, o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, acrescentou que o satélite permitirá "a ampliação do acesso a internet a milhões de lares brasileiros". Além disso, ressaltou que a operação proporcionará segurança na transmissão de informação de redes estratégicas do governo federal.
      Em abril, o governo anunciou o lançamento de um satélite que exigirá investimentos de R$ 750 milhões. Segundo o executivo, o satélite atenderá as necessidades de comunicação das Forças Armadas, além de ser utilizado no plano de universalização da banda larga, que prevê levar internet a 40 milhões de imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário