sábado, 14 de abril de 2012

Belo Monte: sindicato e consórcio fecham acordo para alguns temas


Representantes do consórcio construtor da usina hidrelétrica Belo Monte e do sindicato dos trabalhadores concordaram em relação a itens das reivindicações dos operários em reunião realizada em Altamira nesta sexta-feira.
As partes chegaram a um acordo sobre a melhoria das condições de transporte aos canteiros e no sistema de pagamento de salários, disponibilidade de sinal de telefonia celular nos canteiros agora em maio e instalação de uma sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada (Sintrapav) nos canteiros de obras, informou o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), em nota.
Serão disponibilizados, inicialmente, 20 novos ônibus para realizar o transporte, segundo informou a assessoria jurídica do Sintrapav, e confirmaram a assessoria do consórcio.
Dispobilizou-se 20 novos ônibus para transporte trabalhadores, e ainda adquirido 100 outros ônibus que estão chegando em remessas separadas, disse a assessoria do CCBM, que acrescentou que foram contratadas também novas empresas para realização do transporte.
O Sintrapav acrescentou que também foi acordado que o cálculo da Participação Lucros e Resultados (PLR) irá ocorrer nos meses de janeiro a junho, e o pagamento ocorrerá no mês de julho.
Ainda falta serem negociados outros itens da pauta como a equiparação salarial entre os trabalhadores e a redução no período de baixada.
A usina de Belo Monte (11 mil MW), que está sendo construída no rio Xingu (PA), chegou a sofrer paralisação dos trabalhadores recentemente além de protestos que fecharam o acesso à usina.
Segundo a Norte Energia, empresa responsável pela usina, as atividades nos canteiros da usina transcorrem normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário