quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mesmo com nova classe média, crescimento do crédito no Brasil é seguro

 Mesmo com o surgimento da nova classe média, o crescimento do crédito no Brasil (50% do PIB) é seguro. Ao menos, esta é a opinião do presidente do (Banco Central), Alexandre Tombini, que veio ao programa Bom Dia Ministro nesta quinta-feira (4).
De acordo com ele, a expansão do crédito tem ocorrido em um cenário positivo da economia nacional, o que traz segurança.
“O Brasil tem uma regulação que permite fazer frente a perdas que possam ocorrer por conta do crédito (…) O crédito cresce, mas na esteira da renda, do emprego, da economia”.
Tombini afirma que o BC, bem como outros setores do governo, tem desenvolvido uma agenda de educação financeira para jovens e adultos, além de medidas para ajudar os novos ingressantes do sistema financeiro a manterem a vida economicamente saudável.
Como exemplo, ele cita a questão do aumento do valor do pagamento mínimo no cartão de crédito. “Nos últimos meses, tomamos medidas que ajudaram a conter o endividamento, auxiliando as famílias a manterem as finanças saudáveis”.
Inadimplência
Apesar do crescimento apresentado nos últimos meses, a inadimplência do brasileiro ainda está em níveis baixo. O presidente do BC afirma ser natural que a inadimplência cresça em períodos de aperto monetário. Contudo, na análise dele, o cenário não traz preocupações.
“É natural que a inadimplência suba em tempos de aperto monetário  a inadimplência cresceu, mas está em níveis historicamente baixos”.
De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, divulgados na última quarta-feira (3), entre julho deste ano e o mesmo mês de 2010, houve aumento de 8,55% na inadimplência. No acumulado do ano, a alta é de 4,91%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário