quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sinais do stress

 
Escute o seu corpo para o bem da sua saúde

Se as preocupações do dia-a-dia te deixam cada vez mais irritado e com dificuldade de relaxar, é bom ficar atento para a sua saúde, pois isso pode ser um indício de que você está sofrendo de stress crônico. Por ser duradouro e ao mesmo tempo de difícil percepção, esse tipo de stress não permite ao indivíduo o restabelecimento do seu  estado normal de equilíbrio. E como resposta ao desconforto emocional,  inevitavelmente, o organismo passa a emitir sinais físicos e mentais.   
Segundo a psicóloga Beatriz Accioly, identificar esses sinais é imprescindível para a busca de soluções no combate ao stress. Dos principais sintomas, ela destaca: pensamentos negativos, preocupação constante, agitação, mau humor, irritabilidade, impaciência, sentimento de solidão e depressão. Além disso, indivíduos com stress crônico, usualmente, manifestam dores de cabeça e nas costa, tensão muscular e rigidez, diarréia, insônia, dor no peito, batimento cardíaco rápido, ganho ou perda de peso significativa e alergias na pele.
Há ainda os sinais caracterizados pelas alterações de comportamento. O abuso de álcool, cigarros ou drogas e a perda do desejo sexual, por exemplo, são indícios do stress patológico, assim como a compulsão por exercícios físicos ou compras. Passar a ranger os dentes ou tencionar a mandíbula e reagir de forma exagerada a problemas inesperados também são sinais comuns às pessoas estressadas.“Ainda é bom observar se você continua estressado em momentos que poderia estar relaxado”, diz Beatriz.
Caso você tenha se identificado com esse texto, talvez, esteja mais do que na hora de procurar ajuda.  E as alternativas de  tratamento vão desde pequenas mudanças de hábitos a uma investigação mais aprofundada. “Se a pessoa estiver com os sintomas físicos é importante buscar a orientação de um médico para avaliar se ela desenvolveu uma das doenças associadas ao stress, como gastrite, enxaqueca, hipertensão, depressão, doenças cardíacas, problemas de pele, obesidade e diabetes.”
Já para quem sofre com as perturbações emocionais, além do tratamento psicológico, a especialista recomenda incorporar à rotina atividades relaxantes como meditação, massagens e exercícios. “É preciso criar uma rotina que ajude a desestressar. Se você sai estressado do trabalho, tente encontrar um meio para interromper esse ciclo do stress, seja na academia ou num passeio. O importante é buscar o relaxamento de alguma forma”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário