quinta-feira, 17 de maio de 2012

AS CORES E SUAS DIVERSAS FUNCOES

      Cor é um tema muito extenso. A cromoterapia possui oito especialidades que se interligam sob diferentes aspectos, em todos os momentos e em todos os setores, surpreendentemente.

      Pela Cromologia e por nossa capacidade de decisão, devemos saber escolher a cor adequada à aplicação em cada lugar, podendo ser utilizada até três cores diferentes num mesmo espaço, no mesmo ambiente. As cores nos permitem renovação emocional e de humor, colaborando para uma convivência mais salutar. Hoje, com a infinita variedade de tons, sempre podemos  criar ambientes coloridos e diferenciados, mais adequados para a finalidade de cada ambiente e combinando com as atividades que serão neles desenvolvidas, tanto por indivíduos quanto por equipes. Vejamos: Na educação, em ambientes de aprendizagem, nos esportes e em espaços para a terceira idade, paredes na cor amarela facilitarão as atividades físicas, aumentando a irrigação do sangue no cérebro, ativando a memória, otimizando a sensação de alegria, reduzindo a depressão, a letargia, a sonolência, a fadiga muscular e acelerando a mobilidade das pessoas. A cor amarela também é indicada para locais de alimentação, pois induz a ingestão inteligente de comida, ou seja, só o consumo necessário e uma boa digestão.

      Para as pessoas obesas, compulsivas e bulímicas, a cor indicada para o local das refeições é o azul piscina e suas nuances, que promovem o relaxamento, a calma, estimulam a tranqüilidade e levam ao saciamento, evitando a voracidade e os exageros que fazem engordar.

      Para o local das pessoas ansiosas, crianças rebeldes e idosos irritadiços, mas não depressivos, as paredes na cor azul são benéficas. Em um quarto de casal, o excesso de azul deverá ser evitado, porque poderá provocar baixa na libido e interferir negativamente na intimidade conjugal, transformando a natural atração em uma morna amizade. Nesses casos, é recomendável colorir uma das paredes com cores quentes como o laranja ou o rosa Pink, mesclando com tons degrades de bordo e outras, para criar um clima aconchegante, alegre e prazeroso.

      Em se tratando de mobília e pecas do vestuário, as cores escuras poderá provocar distorções comportamentais em muitos usuários. E se você deseja uma boa convivência com seus bichinhos, e zelar pela saúde deles, a cor azul é a mais indicada para colorir a casinha e a caminha do seu animal de estimação. Evite uso de coleira e acessórios de cores vermelhas, se desejarem que seu animal fique mais tratável.

      A Cromopatia nos revela que a cor azul relaxa os nervos ópticos, preservando a saúde dos olhos e induzindo ao sono. Nossa visão é o sentido que, tal como uma ponte, faz a uma conexão direta com o mundo externo. Mesmo de olhos fechados, é possível perceber quando uma luz é acessa, ou quando amanhece o dia, se não há cortinas na janela. Nossa pálpebra tem uma característica de percepção bio-fotossensível que é extensiva para a pele de todo o nosso corpo.

      A iluminação deficiente sobrecarrega o nervo ótico obrigando a íris a se dilatar exageradamente, tanto quanto a iluminação excessiva que também cansa a retina, ocasionando a contração exagerada. Um bom recurso para reduzir o incomodo ocular é o de acoplar sobre os óculos de grau um acessório com lentes mais escuras nos dias de sol intenso, principalmente em locais de alta reflexão luminosa como na praia ou na neve. O mesmo ocorre diante de refletores de palco, que reproduzem impacto pelo forte jato de luz e ofuscam parcialmente a visibilidade de quem está se apresentando ou está muito próximo.

      Fonte: Marya da Penha, cromoterapeuta -Master

Nenhum comentário:

Postar um comentário