sábado, 5 de maio de 2012

OS SEUS SEGREDOS ESTAO ACABANDO

      Os segredos escapam, vazam pelas redes sociais, que chamamos de wireless. Os seus segredos escapam, voam soltos pelo ar, e pelo vácuo.

      Não conte para ninguém, mas, se ainda acredita que pode resguardar sua valiosa privacidade, bem, é melhor que você fique sabendo de um segredo terrível: a intimidade de cada um de nós já é quase de domínio público. Não olhe agora, mas estão vigiando você, assim como espionam todo tipo de gente, em todas as partes do mundo. Veja dois exemplos:

1-     Assim como os jornalistas sem escrúpulos, os arapongas sem limites também devassam a rotina de quem quer que seja, às vezes a serviço de cônjuges desconfiados, outras vezes sob as ordens de governantes desconfiados demais. Seja em qualquer lugar, o rentável negócio da futrica está cada dia mais fácil, graças ä falta de caráter e ao excesso de novas aparelhagens tecnológicas.

2-     A toda hora, aparecem debates sobre como os dois gigantes da internet,        o Google e o Facebook, armazenam dados pessoais dos seus clientes para depois usá-los em proveito dos anunciantes. Agora mesmo no mês de Abril, o senador americano Al Franken, de Minnesota, encarregado de uma investigação sobre a privacidade dos cidadãos, afirmou que os modelos de negócios das duas empresas são inteiramente baseados na venda dos dados dos usuários. E arrematou: “Você não é cliente dessas companhias; você é o produto que elas vendem”. Claro que o Google e o Facebook se defendem com bons argumentos. Não vamos prejulgar os arapongas, o Google, o Facebook, etc., que agem nas sombras, feito ratos. Portanto não lutemos contra o óbvio: a intimidade não é mais tão intima como era no passado.

      Atualmente, escancarar o que antes acontecia entre quatro paredes virou uma febre coletiva, esporte planetário, tanto nos reality shows quanto nas redes sociais. Mas a coisa não ficou só nisso. No embalo da cultura exibicionista, as empresas e os governos desenvolveram técnicas dissimuladas sobre o público – e voto – com elas. Sim, a platéia se embriaga em devassar a devassidão. Ë o que ela deseja. Mas o poder (econômico ou político) foi além desse desejo e começou a faturar em cima.

      Parece uma bobagem desimportante, mas não é. Uma das bases da democracia pode estar ameaçada. O que esta se dissolvendo, pelos fios e pelo ar, é o direito a privacidade. Fiquemos atentos. Nas ditaduras, a privacidade não existe – e o Estado é perfeitamente opaco. Mas, na democracia, o Estado tem a transparência como dever – a vida íntima dos cidadãos é protegida por lei. É por isso que o voto é secreto. Alguma coisa está fora de lugar quando nossa intimidade vai assim, como tem ido, para o espaço.
      Fonte: Eugenio Bucci, jornalista e professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário