quinta-feira, 10 de maio de 2012

ATENCAO COM A OBESIDADE INFANTIL

Ultimamente, a quantidade de crianças e adolescentes acima do peso tem aumentado de maneira alarmante. E os pediatras avisam: a falta de exercícios e a alimentação inadequada são os grandes culpados pelos quilos a mais. Para reverter esse quadro, só há uma saída: incorporar uma rotina saudável à vida da sua família.
Estimule bons hábitos alimentares
- Ofereça frutas, legumes e verduras para seu filho desde pequeno. Assim ele não estranha o sabor e a textura desses alimentos.
- Decore o prato de comida, deixando-o mais atraente.
- Convide a criança para preparar a lancheira com você. Explique a importância de cada alimento e quais os benefícios que eles trazem para o seu corpo.
- Pique os vegetais e as frutas em formatos divertidos, como bichinhos, flores e estrelas. Dessa forma, comê-los passa a ser divertido. 
- Chame seu filho para ajudá-la na cozinha. Peça que ele lave algumas verduras ou frutas com você.
- Se a criança se recusar a comer algum alimento, não grite e nem ameace. Combine uma nova tentativa e explique, mais uma vez, a importância da boa alimentação. Ofereça-o novamente, e não desanime diante da recusa. Tente várias vezes, até que ela aceite experimentar e acabe gostando do novo sabor!
- Dê o exemplo. De nada adianta impor uma alimentação saudável para a criança se os pais se alimentam de forma inadequada
. - Na hora da refeição, reúna a família e desligue a televisão. Faça da ocasião um momento agradável e descontraído.
- Jamais use a comida para premiar o bom comportamento nem proíba a criança de comer algo como castigo.
Incentive a prática de exercícios
- Nos finais de semana, procure fazer passeios que envolvam toda a família, como andar de bicicleta ou jogar bola na praça.
- Evite matricular seu filho em diversas atividades, como aulas de natação, judô e futebol, e sobrecarregá-lo com horários e metas a cumprir. Mostre para a criança que um esporte deve ser praticado por prazer e não por obrigação.
- Proponha brincadeiras divertidas e que ainda gastam energia, como pega-pega, esconde-esconde ou queimada.
Riscos da obesidade infantil para a saúde
- Problemas emocionais: os obesos são motivo de gozação dos colegas e acabam excluídos das brincadeiras. A criança passa a se sentir perdedora, não gosta da imagem que vê no espelho e pode até sofrer de depressão.
- Diabetes: o aumento de peso provoca alterações na insulina, que controla as concentrações de açúcar no sangue.
- Colesterol alto: o excesso de gordura na corrente sanguínea favorece a formação de placas nas artérias, aumentando as chances de doenças cardíacas na fase adulta.
- Problemas ortopédicos: por causa do excesso de peso, as crianças obesas apresentam alterações na curvatura dos joelhos, pernas e tornozelos. Os desvios na coluna são comuns também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário