segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dilma: investir em crianças é atacar desigualdade na raiz

A presidente Dilma Rousseff disse que o Programa Brasil Carinhoso é uma das mais importantes ações de combate à miséria na primeira infância já lançadas no País. Segundo ela, investir em cuidados com a educação e a saúde de crianças "ataca a desigualdade na raiz do problema" e permite iguais oportunidades de crescimento.
O anúncio do programa foi feito por Dilma na noite de ontem, em pronunciamento do Dia das Mães em cadeia nacional de TV e rádio. O objetivo do governo federal é tirar da miséria absoluta todas as famílias brasileiras que tenham crianças com até 6 anos.
No programa semanal Café com a Presidenta, ela explicou que a ação vai garantir uma renda mínima mensal de R$ 70 para cada membro de famílias extremamente pobres que tenham pelo menos uma criança na faixa etária indicada.
Ao todo, 2 milhões de famílias devem ser beneficiadas. O dinheiro será pago por meio do cartão do Bolsa Família, no mesmo dos demais benefícios são disponibilizados.
Outro eixo do Brasil Carinhoso trata do aumento do acesso de crianças à creche, incluindo investimentos para ampliar o número de vagas e melhorar a qualidade do atendimento nessas instituições. Ainda hoje, será assinado um acordo com prefeituras em todo o País para a construção de 1,5 mil creches. Até o final de 2014, a expectativa é que 6 mil novas unidades sejam entregues.
"Temos ainda duas outras novidades: a primeira é repassar as prefeituras, de forma imediata, os recursos do governo federal para custear cada nova vaga aberta nas creches públicas ou conveniadas. E a segunda, é o estimulo a matrícula de crianças do Bolsa Família nas creches. Para cada criança matriculada, o município vai receber 50% a mais do valor que já é repassado pelo governo federal", destacou.
A previsão, segundo Dilma, é que o Brasil Carinhoso aumente em 70% o valor que o governo federal repassa aos municípios para reforçar a alimentação nas creches.
Em relação à ampliação da cobertura de programas de saúde para crianças até 6 anos, as ações incluem a distribuição de vitamina A durante as campanhas nacionais de vacinação, e o suplemento de ferro nas unidades básicas de saúde, assim como a distribuição, gratuita de remédios contra a asma por meio das farmácias populares.
Fonte: Partido dos Trabalhadores - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário