segunda-feira, 28 de maio de 2012

Políticas de inclusão levam portadores de deficiência às escolas e universidades

 Presentes em 83% dos municípios brasileiros, mais de 24 mil salas com recursos multifuncionais já foram implantadas em escolas públicas federais, estaduais e municipais

O Ministério da Educação deve completar, até 2014, a instalação em todos os municípios brasileiros salas com recursos multifuncionais, que são espaços com material pedagógico e de acessibilidade para os estudantes portadores de diversos tipos de deficiência
O Brasil tem uma dívida histórica com os portadores de deficiência que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representam 24% da população nacional. “Ofertar ensino a esse público é obrigação do Estado e a dívida com essa comunidade é muito antiga e muito grande.

Presentes em 83% dos municípios brasileiros, mais de 24 mil salas com recursos multifuncionais já foram implantadas em escolas públicas federais, estaduais e municipais. Dominó e memória tátil, lupa eletrônica, calculadora sonora e programas computacionais adaptados estão entre os mais de 30 itens que compõem as salas.

Mercadante anunciou que serão atendidos nas escolas públicas de ensino 378 mil crianças e adolescentes com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Esse benefício é destinado a idosos ou pessoas com deficiência com impedimentos de longo prazo.

O ministro citou outras políticas destinadas a permitir maior acesso desse público. “Ainda há crianças pobres que não vão à escola por problemas de acessibilidade. Vamos começar a buscá-las em casa, com a distribuição de 2,6 mil ônibus”, afirmou.

Outra ação que será implementada é a reserva de 150 mil vagas para qualificação profissional de portadores de deficiência, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). Desde 1998, o número de matrículas de estudantes especiais em escolas regulares passou de 43,9 mil para 558 mil em 2011.

Comemorado internacionalmente há seis anos, o dia 21 de março é dedicado aos portadores da Síndrome de Down, deficiência que decorre da alteração no 21º par de cromossomos do código genético.

Kalil Assis Tavares é um dos 18 alunos com Síndrome de Down matriculados em universidades federais. A mãe do jovem lembra que ele estudou no ensino regular e relata a reação do filho ao receber o resultado. “Foi uma opção da família. Acreditamos nele e o colocamos no ensino regular para ver como se comportaria. Quando recebeu o resultado do vestibular, ele ficou bastante emocionado, penso que não esperava.”

De acordo com os dados do Censo da Educação Superior de 2009, a quantidade de estudantes com algum tipo de deficiência intelectual matriculadas em instituições de ensino superior, públicas e privadas, chega a 465. Desse total, 62 estão em instituições federais.
Fonte: Ministério da Educacao


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