quinta-feira, 3 de maio de 2012

ESPERANCA NA LUTA CONTRA O AVC

      O combate as seqüelas do acidente vascular cerebral (AVC), causado pela obstrução das artérias cerebrais, tem, enfim, uma grade novidade. Num experimento com cinomolgos, um tipo de macaco asiático com cérebro parecido com o dos humanos, pesquisadores obtiveram sucesso na redução dos danos cerebrais e outras seqüelas após um derrame, inibindo parcialmente a morte dos neurônios. Hoje, quase não existem alternativas para se enfrentar este problema que é uma das maiores causas de morte e de afastamento do trabalho no mundo.
      A pesquisa publicada na revista “Nature” foi conduzida no Hospital Ocidental de Toronto, Canadá, por Michael Tymianski e equipe que injetaram nos animais um inibidor da proteína PSD-95, que está ligada ä morte de neurônios depois de um AVC. A droga se mostrou eficiente para evitar seqüelas mesmo se aplicada até três horas depois do acidente vascular cerebral.
      O grupo de pesquisa concluiu que “a menos que existam diferenças fundamentais relevantes entre esses primatas e humanos que ainda são desconhecidas, a neuroprotecao usando inibidores de PSD-95 em humanos também deve ser factível”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário